Separou e não sabe como voltar ao mercado de trabalho? Confira dicas e dê a volta por cima!

Separou e não sabe como voltar ao mercado de trabalho? Confira dicas e dê a volta por cima!

Embora ainda estejamos em um mundo tão evoluído em que as mulheres tem as mesmas funções e cargos equivalente aos homens, ainda há aquelas em que abrem mão de uma vida profissional para cuidar da casa e de seus maridos e filhos. No entanto, após descobrir que o enlace matrimonial não é como nos filmes e que manter uma casa e uma família não é nada fácil, muitos casais decidem optar pelo divórcio.

Até que muitas mulheres se veem na obrigação de voltar ao mercado de trabalho e se reerguer, afinal ninguém casa com a intenção de separar não é mesmo? E muitas vezes é difícil lidar com a situação, mesmo sabendo que pode ser o melhor caminho para os envolvidos. Além da frustração natural, ainda há a sensação de sonhos e planos interrompidos e é preciso olhar para frente e optar pelas decisões corretas.

Muitas mulheres ainda se sentem inseguras ao voltar para o mercado de trabalho, o que é natural. Para encontrar trabalho nunca foi fácil, e depois da separação vai depender da área profissional, tempo de afastamento das atividades, do networking e até mesmo da idade. Mas nem tudo está perdido!

O primeiro passo – e o mais importante – é a autoimagem. A mulher precisa confiar em si mesma e mostrar que está determinada a voltar ao mercado de trabalho como nunca.

– Tenha um objetivo bem definido e estabeleça prazos para atingi-lo;
– Prepare-se profissionalmente com cursos e atualizações;
– Garanta seu equilíbrio emocional;
– Conte com a ajuda de familiares e amigos;
– Não fique em posição de vítima e não espere sensibilização das pessoas com a sua situação.